5 passos para elaboração de cardápio

 In Geral

Por: Fabiana Poças Leitão

No mercado de alimentos e bebidas, o cardápio deve ser visto como cartão de visitas, pois é um dos primeiros contatos que o cliente tem junto do restaurante. Mas sua importância vai muito além disso. Um dono inteligente entende que seu cardápio também é uma ferramenta de gestão e marketing, já que com ele é possível conquistar ou decepcionar seu cliente.

Infelizmente, muitos bares e restaurantes ainda não dão a devida atenção ao cardápio, cometendo erros que podem influenciar negativamente a satisfação e o faturamento do negócio.

Por isso, preparamos 5 passos para você elaborar seu cardápio de forma eficaz:

1. Conteúdo, ou os pratos
Elaborar o conteúdo de um cardápio é muito mais desafiador do que se imagina. Inicialmente devemos pensar os pratos e como a cozinha irá produzi-los. Leve em consideração a facilidade de aquisição dos ingredientes, evite ter no seu estoque ingredientes que vão a um único prato, elabore estrategicamente os grupos de preparação (entrada, pratos principal, sobremesa etc). Você pode ter uma ideia mais específica aqui, com os conceitos de Engenharia de Cardápio.

2. Gramática e Ortografia
Os textos devem ser revisados por um profissional especializado. Há diversos revisores qualificados no mercado, muitos até mesmo especializados no segmento de A&B. É fundamental que você tenha certeza que o conteúdo está correto antes de encaminhar para diagramação e impressão. Não se esqueça de colocar sempre descrições atrativas sobre os pratos.

3. Imagens
Fotos ilustrativas podem aumentar consideravelmente o poder de venda, tornando o prato mais atrativo para o cliente. É interessante contratar um fotógrafo especializado para produzir as imagens para o seu cardápio.

4. Layout
Entende-se por layout a forma em que os itens estão dispostos em seu cardápio. Diversos estudos sobre campo de visão mostram que nossos olhos focam em determinadas áreas da folha e excluem outras. Assim, é fundamental saber onde posicional no cardápio os pratos que desejam vender mais. Incluir cores, formas, faixas de destaques e frases atrativas, também devem ser levadas em consideração quando falamos de layout.

5. Papel e Impressão

A sensação que o cliente tem com o contato físico do cardápio também é fundamental. Escolha um material adequado, pensando principalmente, na durabilidade e qualidade da apresentação. Qual imagem você deseja transmitir ao seu cliente? Além disso, vale ressaltar a necessidade do cuidado para que os cardápios estejam sempre em bom estado. Novos, limpos e sem rasuras. Quando o cliente vê um cardápio engordurado e sujo, ele poderá imaginar que os ambientes do seu restaurante são da mesma forma. Fique atento à necessidade de imprimir novos cardápios sempre que necessário.

Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo ou entre em contato conosco pelos telefones: (11) 99611-7351 / 97493-7704

Foto: divulgação

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