A influência do clima organizacional no restaurante

 In Geral

Por: Fabiana Poças Leitão

Há diversos conceitos que envolvem o âmbito de um negócio. Um deles é o clima organizacional, definido como a percepção que a equipe tem da empresa e dos colegas de trabalho.

Essa percepção influencia o comportamento coletivo de tal forma, que acaba provocando reações diversas em relação ao trabalho alheio e ao próprio.

Sabe quando entramos em um ambiente novo pela primeira vez? Automaticamente, sentimos a atmosfera do lugar, que tem o poder de nos deixar ou não à vontade para interagir. Essa atmosfera é o tal do clima organizacional.

Há diversos tipos de análise que podem ser realizadas para medir o clima, tais como:

Pesquisas de satisfação quantitativas: é interessante trabalhar com pontuações, para que o funcionário possa dar notas para determinados aspectos (vale ressaltar que, por esse tipo de pesquisa ser muito subjetivo, o aplicador deve ter muito conhecimento e trabalhar com uma metodologia consistente).

Pesquisas de satisfação qualitativas: entrevistas individuais ou em grupo (qualitativas).

Dinâmicas: a ideia é que o aplicador seja objetivo e tenha uma linha de raciocínio direta em relação às dinâmicas. Assim, elas serão realizadas de forma clara e direcionada, ao mesmo tempo que o funcionário poderá se expressar sem repressão.

Caixas de sugestão: espaço onde os funcionários possam se expressar anonimamente. Essa ferramenta é muito funcional quando se trata de empresas muito grandes.

Mas por quê fazer tudo isso? A análise de clima organizacional traz informações importantes para identificação de problemas de comunicação e relacionamento, além de necessidades profissionais dos funcionários. Assim, o empreendedor pode se antecipar nas medidas a serem tomadas, de forma que sejam objetivas para a saudabilidade do negócio.

Vale ressaltar que, caso essa ferramenta fosse amplamente disseminada, seria até mesmo possível reunir indicadores importantes para entender, por exemplo, o alto turnover do setor.

Há diversos exemplos reais aplicados na consultoria que podemos usar para ilustrar a importância da análise de clima organizacional. Verificamos que, quando o setor administrativo trabalha em espaços diferentes do operacional, o staff das duas áreas se sente distante um do outro. É como se houvesse um abismo, que os dois fossem duas empresas diferentes, impedindo a comunicação e afetando a atmosfera de trabalho.

Frente aos resultados, há diversas medidas que podem ser tomadas. Listamos algumas opções, mas é importante ressaltar que muitas outras podem ser implementadas:

Reunião/Assembleia: para que a equipe fale e o líder ouça (de forma construtiva). Para isso, o líder deve estar aberto a ouvir os pontos críticos de seu time.

Treinamentos de trabalho em equipe: para que os funcionários entendam a inter-relação de setores e o quanto seu trabalho é fundamental para a empresa.

Coaching com Liderança: para potencializar a liderança de forma que ela consiga enfrentar situações de conflito de forma efetiva.

Outras ferramentas: um bom exemplo é um dia fora do escritório, com o objetivo de movimentar o clima da empresa.

Transparência: abrir as metas da empresa para o funcionário, proporcionando sensação de pertencimento.

No caso do exemplo citado acima, uma boa medida a ser tomada seria trabalhar o relacionamento entre eles por meio de reuniões de ata e pauta (onde todos pudessem conversar e trocar opiniões), treinamentos de trabalho em equipe (para exposição do papel de cada um para a empresa), e até o desenvolvimento de processos para estímulo das relações intersetoriais.

A Pra.toh é uma consultoria especializada no segmento de alimentos e bebidas. Com uma equipe de profissionais de formação multidisciplinar, reúne o conhecimento e a experiência necessários para contribuir com a profissionalização e o crescimento do mercado de bares e restaurantes.

Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo ou entre em contato conosco pelos telefones: (11) 99611-7351 / 97493-7704

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

Seja informado sobre as novidades da Pratoh