Plano de Negócios para Bares e Restaurantes

A criação de um estabelecimento na área de A&B pode partir de duas premissas diferentes: ponto e público ou, simplesmente, uma ideia.

Elaboração do conceito e estudo de mercado

Normalmente, notamos que, quando o cliente chega até a consultoria com um ponto definido, o perfil da região em torno desse ponto tem um papel quase que decisório na elaboração do conceito.

Mesmo assim, o cliente vem com uma ideia prévia, que necessita ser adaptada. Quando se parte dessa premissa, a liberdade é menor para se implantar o que havia sido desejado. Neste caso, realizamos um estudo de mercado aprofundado para o levantamento de informações relevantes para o seu negócio, como:

  • Perfil do local
  • Comportamento do consumidor
  • Perfil dos estabelecimentos gastronômicos

Uma vez definido um direcionamento para o cliente e conferida a viabilidade de mercado, iniciamos a análise dos concorrentes por meio do mapeamento de elementos relacionados ao direcionamento inicial.

Passo a passo da premissa “ponto e público”

  • Estudo de mercado
  • Início da elaboração do conceito
  • Análise dos concorrentes
  • Finalização do conceito

Muitos empreendedores também podem partir simplesmente de um desejo ou de uma referência. Neste caso, a liberdade é maior e outros fatores são levados em consideração, em peso equivalente. Abre-se, então, um leque maior de possibilidades e o cliente é levado a um mundo com novos elementos, que trazemos com nossa experiência e conhecimento.

Fazemos uma análise de todos os elementos envolvidos para verificar se o conceito é mercadologicamente viável. Se for, validamos o conceito e verificamos qual é a região mais adequada para aplicá-lo. Normalmente, elegemos três regiões para estudo de mercado antes de, finalmente, acertamos a localização.

Passo a passo da premissa “ideia ou desejo”

  • Estudo da ideia
  • Estudo de mercado e elaboração do conceito
  • Análise dos concorrentes
  • Validação do conceito

Estruturação da operação

Uma vez que o conceito esteja definido e validado, é necessário discutir como colocá-lo em prática, ou seja, quantas pessoas são necessárias para atender no novo estabelecimento, quantas deverão produzir a comida, sob quais normas, qual o fluxo de trabalho, qual o caminho do cliente, os equipamentos necessários, entre outros.

Financeiro

Nesta etapa, já temos informações suficientes e concretas para simular um cenário financeiro e saber quanto custará o projeto para você. Levamos em consideração o estudo de mercado e a análise de concorrência para a elaboração dos cenários, no que diz respeito a quanto o novo estabelecimento poderá faturar, em que momento vai atingir seu ponto de equilíbrio e se os sócios terão o retorno esperado do investimento.

Quer saber mais sobre o assunto, entre em contato com a gente!

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