Consumo de revanche: analisando o mercado pós-pandemia

Por: Fabiana Poças Leitão

A pandemia mudou a vida e a maneira de pensar de todo o mundo em apenas alguns meses. Com os negócios reabrindo pouco a pouco, todas as novas regras que devem ser seguidas sendo implantadas e a esperança de uma vacina chegando até o final do ano, paramos para refletir como tudo isso afetará o comportamento de consumo.

Navegando pela web, nos deparamos com o termo “consumo de revanche” ou “revenge consumerism”. De acordo com os artigos lidos, essa vertente de estudo defende que esse novo momento se inicie com um pico alto de consumo, de forma que a população recupere o tempo perdido. Basicamente se trataria de, a partir do momento em que seja efetivamente seguro, muitas pessoas sairiam para consumir o que não conseguiram ao longo desses quase seis meses.

Esse tal de consumo de revanche seria desejado por muitos, mas efetivamente praticado apenas por consumidores que não tiveram suas finanças fortemente impactadas pela crise.

Com certeza, é uma análise interessante e definitivamente mais motivadora pelo ponto de vista econômico. Ao mesmo tempo é extremamente preocupante pensar que a demanda aumentaria e os empreendedores não estariam preparados para ela, pois exigiria compras adicionais e investimentos mais altos.

Enquanto vivemos um dia de cada vez, analisando eventuais respostas e opções, vamos compartilhando tudo isso com vocês. Fiquem de olho!

Quer saber mais sobre tendências para seu bar ou restaurante?

A Pra.toh é uma consultoria especializada no segmento de alimentos e bebidas. Com uma equipe de profissionais de formação multidisciplinar, reúne o conhecimento e a experiência necessários para contribuir com a profissionalização e crescimento de seu estabelecimento, sendo ele bar, restaurante, ou qualquer outro negócio da área que precise de ajuda!

Preencha o formulário abaixo ou entre em contato conosco pelo telefone (11) 99611-7357. Podemos bater um papo e elaborar uma proposta adequada e personalizada para o seu negócio.

Ah! Não se esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais! Estamos sempre presentes no Facebook e Instagram, com dicas, vídeos, quadros especiais em nossos stories e muito mais! Te esperamos lá!

Conheça também os nossos materiais gratuitos sobre Ficha Técnica e Delivery!

Foto: Alexas_Fotos por Pixabay