5 maneiras de controlar o desperdício do seu restaurante

Por: Fabiana Poças Leitão

Nesse momento de pandemia, todos temos refletido bastante sobre diversos assuntos. Por aqui, estávamos conversando sobre comportamento de consumo e caímos no tema desperdício de alimentos, que resolvemos compartilhar com vocês.

Dá só uma olhada nesses dados!

Acredita-se que esse é um dos maiores desafios do mercado de alimentação mundial. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 2019 cada brasileiro jogou fora uma média de 41kg de comida, o que totaliza bilhões indo para o lixo todos os anos. Chocante, né?

E não é só isso…

E essa informação ganha ainda mais relevância quando entendemos que o custo da mercadoria vendida (CMV) é um dos principais pilares de lucratividade de um bar ou restaurante. Para que se reduza os desperdícios e minimize os prejuízos, a sintonia entre controle de estoque, calendário de compras e setups de produção, precisam estar bem alinhadas.

Como sabemos que falar é fácil, separamos alguns pontos super importantes para serem analisados e que devem ser levados em consideração para que seja possível melhorar os indicadores sobre as matérias primas do seu negócio:

1. Análise do histórico de vendas e conversa com a equipe, para estabelecer os produtos com mais saída
2. Observação da estrutura da cozinha, garantindo que o espaço e equipamentos disponíveis supram sua necessidade
3. Organização de pré-produção, de forma que os insumos tenham o melhor rendimento possível, jogando fora apenas o necessário
4. Controle de entrada e saída de produtos in natura e manipulados, de forma que sua produção e validade sejam sempre observados
5. Estabelecimento de estoque mínimo e periodicidade de compras, sempre pensando na necessidade do restaurante, o tipo de entrega, pedido mínimo e forma de pagamento de cada fornecedor

Há diversos outros aspectos a serem abordados, sendo que todos eles estão diretamente interligados. Mas não se pode esquecer que a organização administrativa é o lugar onde o empreendedor pode ter maior controle, por isso, é importante não se esquecer dela!

Quer saber organizar o administrativo do seu restaurante?

A Pra.toh é uma consultoria especializada no segmento de alimentos e bebidas. Com uma equipe de profissionais de formação multidisciplinar, reúne o conhecimento e a experiência necessários para contribuir com a profissionalização e crescimento de seu estabelecimento, sendo ele bar, restaurante, ou qualquer outro negócio da área que precise de ajuda!

Preencha o formulário abaixo ou entre em contato conosco pelo telefone (11) 99611-7357. Podemos bater um papo e elaborar uma proposta adequada e personalizada para o seu negócio.

Ah! Não se esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais! Estamos sempre presentes no Facebook e Instagram, com dicas, vídeos, quadros especiais em nossos stories e muito mais! Te esperamos lá!

Conheça também os nossos materiais gratuitos sobre Ficha Técnica e Delivery!

Foto: Michal Jarmoluk from Pixabay

Confira mais

Assessoria de Cardápio

Elaboração de cardápio Acreditamos que a elaboração de um cardápio deve partir de um conceito. Isso inclui a definição do modo de servir ou de

Leia mais »
Converse Conosco
Enviar por WhatsApp