Entenda o conceito por trás de um plano de negócios!

Todo plano de negócio deve levar em consideração o cenário real. Temos acompanhado ao longo dos anos de consultoria, alguns clientes nos apresentarem planos de negócio com ótimas inspirações, boas estruturações operacionais, mas com um viés financeiro enorme em função da falta de um bom estudo de mercado.
O estudo de mercado pressupõe análise de concorrência de inspirações, análise de tendências, de concorrência da região escolhida, de momentos de consumo, de giro e etc. Todas essas informações, contribuem para que ajustes importantes sejam feitos nos elementos que compõe o negócio, como por exemplo, a iluminação mais clara ou mais escura que influenciará no tempo de permanência do cliente, bem como no valor médio gasto por pessoa, necessário para o negócio ser saudável.

POR QUE É TÃO RELEVANTE DEFINIR O CONCEITO DO SEU NEGÓCIO?

Ser dono do próprio negócio é o objetivo de muita gente. Contudo, para obter êxito em um empreendimento é necessário ficar atento a diversos detalhes. E, diferentemente do que pensam muitas pessoas, a questão financeira, embora seja extremamente importante, já que para se montar um negócio é necessário fazer um investimento inicial, nem sempre é o principal fator que determina o sucesso ou o fracasso. Isso porque outras questões como a definição do conceito do negócio e o planejamento podem ser crucias para que um empreendimento consiga se firmar no mercado.

O QUE UM CONCEITO PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO?

O conceito de um negócio é fundamental porque serve como base para as etapas posteriores do empreendimento. Isso porque ele é utilizado como mapa para a definição do plano de negócios, momento em que são determinados os objetivos da empresa e quais as melhores estratégias a serem adotadas para que eles sejam conquistados, tudo isso ponderando as oportunidades vislumbradas e os eventuais riscos a serem enfrentados.
Exatamente por ser o momento em que esse mapa é construído, ou seja, onde nasce o empreendimento, o conceito de negócio deve ser planejado com base em estudos e análises eficientes, que sejam capazes de identificar de forma clara todos os pontos que merecerão atenção no momento de avaliar as perspectivas do negócio. Com isso, todas as ações seguintes serão pautadas em informações precisas, permitindo que o empreendimento apresente diferenciais em relação aos concorrentes e obtenha o retorno almejado.

A elaboração do conceito é fundamental para um plano de negócios assertivo! O conceito permite a criação da estrutura operacional e a construção da projeção financeira mais próxima da realidade.
Antes de se começar um negócio, é preciso estar preparado e ter reais conhecimentos sobre o meio em que se irá empreender.

Gostou deste texto? Então não deixe de nos acompanhar, siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Confira mais

Livros invadem a cozinha

Por: Fabiana Poças Leitão Antigamente, nossas avós e bisavós cozinhavam com seus livros de receita, manualmente escritos, ao lado. Hoje em dia, a gente ainda

Leia mais »

Agenda Gastronômica

Inauguramos hoje uma nova seção do nosso blog, onde você poderá ficar antenado sobre eventos e feiras interessantes na área de Alimentos e Bebidas! Esse

Leia mais »
Converse Conosco
Enviar por WhatsApp