Papel da consultoria na jornada do empreendedor para abertura de um negócio

A ida a estabelecimentos como padarias, restaurantes ou bares é frequente no nosso cotidiano e nos permite vivenciar, como clientes, as experiências proporcionadas por estes locais. Além disso, a mídia explora, em diferentes programas, as maravilhas e a realidade das cozinhas. Por este e por outros motivos, muitos empreendedores, se encantam com o ramo e decidem abrir um negócio de alimentação. Porém, nem sempre sabem por onde começar!

Faça uma pré-análise

Um dos nossos papéis é criar um cronograma de atividades para o negócio e auxiliar o cliente a se posicionar com assertividade no processo.

Então qual é o primeiro passo? Na verdade, o primeiro passo é responder à algumas perguntas:

Tenho tempo para me dedicar a este projeto?
Tenho alguma experiência neste ramo?
Tenho capital suficiente para investir nessa ideia? Tenho investidores?
Quem estará na operação diária do meu negócio no início?

Após uma boa reflexão sobre estas questões iniciais podemos pensar sobre os primeiros passos para abertura do negócio. Temos como premissa, respeitar sempre a decisão do cliente sobre ir em frente ou não na abertura de um negócio. Entretanto, aconselhamos sempre começar com a elaboração de um projeto para verificar sua viabilidade mercadológica e financeira. Pois, as vezes a ideia pode até ser maravilhosa, mas pode não ser viável, ou seja, pode não ter um bom retorno financeiro, ou não ser suficientemente lucrativo.

Defina um canal de vendas

O segundo passo, então, é procurar por um ponto ou desenvolver um canal de venda – alguns negócios funcionarão apenas online. Nesse momento entram os esforços operacionais. Conseguimos, aqui, começar a detalhar as atividades de cada colaborador, os fluxos operacionais, os equipamentos menores, utensílios, bem como estudar os fornecedores e outras demandas.

Defina com quem irá trabalhar

O terceiro passo é contratar os colaboradores, fornecedores e comprar insumos para testes de cardápio.

Qualifique sua equipe

Abrir uma casa sem uma equipe treinada é muito arriscado, o treinamento prévio promove oportunidades de erros acontecerem antes da chegada oficial de clientes. Simulações de como será a operação, são fundamentais para ajustes prévios a abertura.

O quarto e último passo então é aplicar treinamentos, fazer simulações de realidade com a equipe com o objetivo de promover oportunidades de ajustes com os possíveis erros que serão cometidos.

Durante todo esse tempo damos suporte para o cliente, munindo-o com informações além de ajudá-lo na execução do cardápio, fichas técnicas, materiais de atendimento e criação de políticas e rotinas operacionais que darão sustententação ao projeto implantado.

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