Quais os principais indicadores de uma boa gestão em Alimentos e Bebidas?

Para começar a elencar aqui os principais indicadores, é preciso primeiro ter a intenção de profissionalizar o negócio.
O desafio desse ramo começa pela consciência da profissionalização. Dessa forma, as atividades de gestão que priorizam o controle de indicadores passam a ser imprescindíveis, isso já é um bom caminho andado!
Ao passo que a leitura dos indicadores é feita, ações diferentes podem ser pensadas para melhorar a eficiência do negócio.

Entenda os principais indicadores para área de alimentos e bebidas:

Percentual de lucratividade

A relação entre o faturamento e os custos, deve ser muito equilibrada. Para se ter lucratividade, é preciso sobrar dinheiro! O cálculo de percentual de lucratividade deve ser feito para que o empreendedor possa se atentar sempre aos custos.

Custo de Mercadoria Vendida

É um custo varável que faz parte do dia-dia dos estabelecimentos nesse ramo. São todos os insumos que se transformam em produto que você vende. O cálculo percentual deste indicador, é imprescindível, pois atitudes com relação ao preço de venda, controle de desperdício, controle de estoque, podem ser tomadas para a melhoria do resultado do negócio.

Custo com Pessoas

É outro custo variável que deve acompanhar o faturamento, pois este indicador também deve ser calculado em relação ao faturamento. Se a venda está alta, a equipe deve ser aumentada, bem como o contrário também é verdadeiro. Na elaboração de conceitos em projetos, a concepção do conceito de atendimento por exemplo, o tamanho do cardápio, também deve acompanhar o potencial de faturamento do negócio.

Valor do Ticket médio e número de clientes.

O valor médio gasto por pessoa deve ser acompanhado por meio do controle do número de pessoas. Quando se trata de comanda individual, é mais fácil. Entretando, quando o sistema de comanda é por mesa, o caixa ou o atendente deve acrescentar esta informação. Atitudes em relação a condução das vendas podem aumentar o tícket médio, aumentar ou diminuir o tempo de permanência dos clientes para modificar o volume de vendas podem ser tomadas.

As vendas podem ser medidas de várias formas, consideramos o tícket médio o melhor indicador, contudo se há atendimento à mesa, alguns sistemas permitem a medição do desempenho das vendas de cada colaborador individualmente.

Turn over dos colaboradores

Normalmente este indicador é calculado com base no tempo médio do colaborador na empresa. Infelizmente este setor conta com um alto grau de rotatividade em função da alta carga horária e remuneração base que a convenção coletiva estabelece. Pequenas ofertas da concorrência de melhores remunerações, ajudam aumentar este indicador.

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