5 conceitos de bares e restaurantes que você precisa conhecer

 In Geral

Por: Fabiana Poças Leitão

Um restaurante é um estabelecimento comercial destinado ao preparo e comércio de refeições. Informalmente, é onde a magia gastronômica acontece, surpreendendo nossas papilas gustativas e deixando nosso estômago mais feliz.

Há diversos conceitos de restaurantes, tantos que às vezes até a gente mesmo se confunde – entre qual é qual e em onde sair para comer. Além disso, há algumas tendências se firmando no Brasil, onde o consumidor busca cada vez mais o informal. Olha só:

Fast-Food

Junto com o estilo de vida iniciado ao final do século XX, onde as pessoas tem longas jornadas de trabalho e estão sempre com pressa, foi criado o fast-food. O termo, que significa comida rápida ou comida pronta, é o nome dado ao consumo de refeições em um curto espaço de tempo. Pizzas, sanduíches, friturinhas, e a lista vai longe.

Casual Dining
O conceito de casual dining nasceu nos Estados Unidos na década de 60 e popularizou-se mundo afora. São restaurantes tipicamente a la carte, porém com culinária semi-sofisticada, atendimento diferenciado e ambiente descontraído. Ocupam uma zona intermediária entre as lanchonetes populares e a gastronomia mais elaborada.

Comfort Food
Comfort: do inglês confortável, aquele que lembra aconchego. Comfort food são preparações que nos remetem à infância, nos fazendo associar, de forma inconsciente, aromas e sabores à uma sensação de segurança emocional. Restaurantes comfort food são a tendência que nunca sai de moda, estimulando boas memórias e prezando por pratos que tenham valor pessoal agregado.

Cafeteria
Hoje em dia, dentre tantos compromissos, é nos cafés que damos uma pausa no nosso dia-a-dia. Um local para troca e comunicação de informações, que pode se tornar nosso escritório instantâneo, a sala da nossa casa ou até mesmo a biblioteca – um pouco mais barulhenta. No menu, encontramos salgados e doces pré-prontos, sanduíches rápidos tipo panini, quiches, sopas e saladas. Em alguns locais, devido à demanda do ponto, também podemos encontrar serviço de almoço executivo.

Fast Casual
O Fast Casual é um segmento que se firma entre o fast-food e o casual dining. Não oferece serviço de mesa, porém promete uma experiência gastronômica cuidadosa, com um ambiente que chame a atenção, com rapidez e preços justos. Alguns pontos a serem pensados quando se trata desse segmento são: ingredientes de qualidade, serviço rápido, combinações flexíveis, decoração bacana, funcionários amigáveis e área de preparo com visão integral.

Quer saber mais sobre elaboração de conceito e tendências de mercado? Preencha o formulário abaixo ou entre em contato conosco pelos telefones: (11) 99611-7351 / 97493-7704

Foto: divulgação

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

Seja informado sobre as novidades da Pratoh