Fine Casual: a nova tendência do mercado de A&B

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Por: Fabiana Poças Leitão

O setor de de alimentos e bebidas (A&B) no Brasil, veio crescendo e se desenvolvendo exponencialmente ao longo dos anos. De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (ABIA), o mercado fechou o ano de 2017 com um crescimento considerável para o momento em que estávamos vivendo.

O consumidor, mesmo abalado financeiramente, continuou insistindo em se alimentar fora de casa, criando uma demanda por estabelecimentos que se enquadrassem nesse novo momento: locais simples, com um bom custo-benefício e de gastronomia agradável.

Para se adaptar ao período de recessão do país, a indústria criou diversas ferramentas para atração de público. Uma delas foi o fortalecimento de estabelecimentos estilo fast casual. Essa tipologia nada mais é que uma operação enxuta, que oferece a rapidez, o bom custo-benefício e o serviço de balcão do fast food, aliada à ingredientes de qualidade e cuidado com apresentação e preparo do casual dining.

Hoje, a situação econômica do país continua precária, mas a demanda por novas experiências gastronômicas está mais em alta do que nunca. Com a popularização de programas de televisão como Masterchef, Chopped e Bakeoff, o consumidor se torna cada vez mais curioso em relação à sua alimentação, explorando culinárias de diferentes partes do mundo, e valorizando a experiência como um todo.

Com a explosão dos fast casual, a praticidade no atendimento se tornou algo importante para quem mora em cidades movimentadas. O consumidor se acostumou, mas sente falta de uma comida mais elaborada e refinada. Mas como elevar o serviço de balcão de forma a atender esse público? Criando um nome para esse tipo de estabelecimento. Creditado à Danny Meyer, fundador do famoso Shake Shack, em Nova Iorque, o fine casual tem se sobressaído como um novo tipo de serviço. De acordo com Meyer, “É só uma questão de tempo para que as pessoas se acostumem com ele”.

A ideia é que o cliente peça no balcão, pague, e aguarde atendimento na mesa, quando um funcionário da equipe levará seu pedido. O tipo de gastronomia é normalmente elaborada por chefs de cozinha, além de contar com outros fatores de luxo, que elevam a experiência do cliente.

Percebe-se uma procura muito alta por flexibilidade de atendimento e cardápio enxuto, facilitando a escolha e descomplicando o serviço. Vale ficar de olho nessa tendência.

A Pra.toh é uma consultoria especializada no segmento de alimentos e bebidas. Com uma equipe de profissionais de formação multidisciplinar, reúne o conhecimento e a experiência necessários para contribuir com a profissionalização e o crescimento do mercado de bares e restaurantes.

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Foto: divulgação

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