Plano de Negócios

Aqui, auxiliamos o empreendedor a criar um novo negócio, desde o conceito gastronômico, até a localização e a viabilidade financeira.

Os clientes que estão começando um negócio chegam até nós em diferentes momentos: alguns com apenas ideias; outros com pontos em vista para começar uma obra; e outros na iminência da abertura.

Elaboração do conceito e estudo de mercado

Normalmente, notamos que quando o cliente chega até nós com um ponto comercial definido, o perfil da região em torno desse ponto tem um papel fundamental na elaboração do conceito.

Nessa situação, é comum o cliente já chegar com ideias de inspiração que necessitam ser adaptadas. Quando o projeto se inicia a partir de ponto, a liberdade é menor para se implantar o que havia sido desejado pelo cliente. Para adequar desejo e realidade, realizamos um estudo de mercado aprofundado, levantando informações relevantes para o negócio, tais como:

Perfil do local

Comportamento do consumidor

Mapeamento da região

Estudo de mercado

Análise dos concorrentes

Fazemos uma análise de todos os elementos envolvidos para verificar se o conceito é mercadologicamente viável. Se for, validamos o conceito e verificamos qual é a região mais adequada para aplicá-lo. Normalmente, elegemos algumas regiões para estudo de mercado antes de, finalmente, acertamos a localização. Com o conceito pré-definido, conseguimos estudar sobre como colocá-lo em prática, ou seja, quantas pessoas são necessárias para atender no novo estabelecimento, quantas deverão produzir a comida, sob quais normas, qual o fluxo de trabalho, qual o caminho do cliente, os equipamentos necessários e entre outros.

Outra pergunta importante a ser feita é:

Será que todas essas ideias são viáveis?

O conjunto desses elementos que compõem o conceito devem estar alinhados com os índices financeiros saudáveis para esse ramo. Por isso, é necessário realizar algumas simulações prévias antes de colocar a ideia em prática, verificando, assim, se o negócio é aplicável do ponto de vista econômico.

Com todas essas informações, o cliente parte para a prática com metas a cumprir:

valor de CMV (custo com mercadoria vendida), valor de custo com pessoas, região para buscar o ponto, valor de aluguel, tamanho do imóvel, como divulgar o seu negócio e etc.