O Que Fazemos?

Somos uma consultoria especializada na profissionalização na área de alimentos e bebidas. Contamos com uma equipe multidisciplinar capaz de propor uma visão 360 graus sobres as principais estruturas mercadológicas de um negócio. Acreditamos no conhecimento compartilhado e integrado, seja na identificação de soluções empresariais ou na construção de novos projetos.

Quando atendemos?

Nossa missão é avaliar em qual momento da jornada empresarial o cliente está. Dessa forma, conseguimos localizá-lo em uma linha temporal, indicando quais os principais passos a serem seguidos.

Cada cliente se encontra em um momento diferente no mundo do empreendedorismo, e para atender todos de modo personalizado e adequado, temos como metodologia de trabalho criar fases por projetos. Essas podem envolver a construção de um novo projeto, a abertura de um negócio, o treinamento de uma equipe ou até mesmo a avaliação de uma expansão. Por isso, reuniões e diálogos abertos são fundamentais, pois nos enriquecem com informações valiosas para elaborarmos uma proposta de consultoria eficiente.

Quem atendemos?

Atendemos pessoas físicas e jurídicas que pretendem abrir, ou já abriram, um negócio na área de alimentos e bebidas. Por nossas mãos já passaram, bares, restaurantes, hotéis, motéis, pousadas, casas de show, lojas de chá, de chocolates, escritórios com cozinhas e escolas.

Nossa metodologia de trabalho

Com a nossa equipe, formada por profissionais da gastronomia, ciências econômicas, publicidade, marketing, psicologia e administração, conseguimos ter diferentes frentes de estudo dentro de um mesmo projeto. Isso favorece para que sempre tenhamos um olhar integrado do nosso cliente.

Nossas frentes de trabalho consistem em: análise administrativa financeira, comportamento de consumo e marketing, gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento e processos operacionais.

Ao longo de nossa história, nós também sentimos a necessidade de colocar literalmente a “mão na massa”, desenvolvendo, então, um suporte mais próximo da gestão do negócio e, em muitas situações, executando algumas atividades até que o gestor consiga atuar com autonomia.

Nossa Equipe

LIVIA STEFANELI

Técnica em publicidade e propaganda, com orientação educacional em Marketing de Varejo e graduada em Psicologia pelo Centro Universitário São Camilo, atuou em agencias de publicidade e em empresas varejistas. Na Pra.toh suas atividades são focadas na potencialização do capital humano dentro das organização, seja por meio de ações estratégicas juntos às diretorias, treinamentos com as equipes ou aplicando ferramentas gerenciais. Além disso, atua diretamente com as rotinas operacionais de um restaurante, capacitando suas lideranças e implantando procedimentos para padronização dos serviços prestados aos clientes.

MANOEL CUNHA

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie, com MBA pela Fundação Dom Cabral, Manoel atua na área de restaurantes e indústrias. Em restaurantes, é especializado em organização societária, desenvolvimento e implantação de processos operacionais, administrativos, planejamento, expansão, gestão e pessoas. No ramo industrial, atua em planejamento e controle de marketing e vendas, política de preços, projeção de vendas, merchandising, serviço ao cliente, inspetoria de qualidade, revisão de processos organizacionais e gestão de equipe. Acumula passagens por empresas renomadas, como Pobre Juan Restaurante Grill, onde foi diretor executivo; Parmalat do Brasil, como gerente de planejamento comercial; Cervejarias Kaiser e Molson Coors, como gerente de planejamento e controle de negócios; e Philip Morris Marketing, como gerente de planejamento de vendas e P.O.S Marketing.

BRUNA SAMPAIO

Psicóloga formada pelo Mackenzie, Gastrônoma formada pela Anhembi Morumbi e Coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching. Possui experiência profissional em restaurantes e bares no Brasil e na Europa, caso do estrelado Martin Berassategui em San Sebastian – Espanha, e atuação na área de recursos humanos em multinacionais. É sócia e consultora na Pra.toh, responsável pela área comercial e coordenação dos projetos. Traz sua bagagem da AyB assessoria e treinamento para bares e restaurantes, onde foi sócia até início de 2016.

CAROLINE BARROS

Gastrônoma pela Universidade FMU, Técnica em Nutrição e Dietética pela GV-Centro Paula Souza e pós-graduada em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação pelo Senac. Possui conhecimentos administrativos e operacionais adquiridos de forma acadêmica e, também, na prática em estabelecimentos da área de alimentação dentro e fora do Brasil. Na Pra.toh, atua com pesquisa de comportamento de consumo, avaliação de tendências de mercado e viabilidade para diversos planos de negócios. Participa também da implantação de rotinas operacionais e elaboração de ferramentas como fichas técnicas, receituários e check lists, visando otimização e padrão nos estabelecimentos atendidos.

FÁBIO BANDERO

Possui graduação em Gastronomia pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2013). Especialista em Gestão de Alimentos e Bebidas, Mestre Gestão de Alimentos e Bebidas pela Universidade Anhembi Morumbi – SP, Pós-graduado em Cozinha Contemporânea, Panificação e Confeitaria, Tecnologia e Ciência dos Alimentos pela Faculdade Metropolitana. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Alimentos e Bebidas, atuando principalmente na implantação de novos negócios gastronômicos.

MICHEL PESSOA

Formado em Marketing, estreou nas cozinhas da Austrália de 2007 a 2010. Ao voltar para o Brasil, ingressou no restaurante espanhol Eñe, e passou por todos os setores nos 5 anos em que trabalhou lá. Também estagiou no restaurante Dos Cielos, em Barcelona, que possui 2** Michelin. No ano de 2016 concluiu sua pós graduação no Senac, focando sua atenção em Gestão de Negócios Gastronômicos. No grupo Jaguaribe, atuou por 2 anos no comando do setor de criação de cardápios e, em seguida, fincou seu pé Grupo Charlô, chefiando a cozinha dos restaurantes Chá Chá. Atualmente, trabalha com consultorias na Pratoh criando diferentes estilos de cardápios, desenvolvendo receitas e treinando equipes.