Como reduzir os custos do seu bar ou restaurante?

 In Sem categoria

Por: Fabiana Poças Leitão

Para quem é empreendedor no ramo da alimentação, a gestão financeira é um desafio diário.

O primeiro passo para se organizar é entender o que são custos fixos e variáveis, e como eles se relacionam com o seu empreendimento.

Custos fixos: são os custos que se repetem todos os meses, independente de quantas refeições foram vendidas. Aqui entra aluguel do espaço, contas operacionais (telefone, água, luz, internet), assim como salários e benefícios.

Custos variáveis: são os custos relacionados à matéria-prima. Ainda que a mesma quantidade seja comprada todos os meses, este será um custo variável, já que está sujeito às mais diversas influências (eventos, meses de maior consumo.

O segundo passo é colocar no papel quais são esses valores em relação ao seu empreendimento. E o terceiro passo para a gestão financeira do seu negócio é analisar o que pode ser feito para reduzir ambos os custos.

Para isso, alguns pontos podem ser levados em consideração:

– Os custos fixos sempre podem ser negociados: uma conversa com o proprietário do imóvel que você está alugando ou uma pesquisa sobre planos de internet e telefone são algumas das ações que podem ser tomadas.

– Escolha de fornecedores: equipamentos, materiais, alimentos, arquiteto, marketing, entre outros. A escolha dos fornecedores que serão parceiros do seu negócio é crucial.

– Desperdício: a maioria dos alimentos sofre perdas de volume com a manipulação e preparo. Desperdício exagerado dessas matérias-primas pode acontecer por diversos motivos, tais como falta ou elaboração errônea de fichas técnicas, ausência de gestão treinada e profissionalizada, entre outros.

– Armazenamento: o recebimento e a estocagem corretos são fundamentais para o bom funcionamento do empreendimento. Uma regra a ser seguida é o FIFO (First In, First Out), que trata da rotatividade na prateleira. O primeiro item recebido é sempre o primeiro que sai. Itens novos, com prazo de validade mais longo sempre devem sair após os antigos.

Além disso, há sistemas que podem facilitar a sua vida, como serviços terceirizados, caso necessário. Mas não se esqueça: para ter um restaurante de sucesso, você deve fazer parte, entender e acompanhar os detalhes da administração do negócio.

A Pra.toh é uma consultoria especializada no segmento de alimentos e bebidas. Com uma equipe de profissionais de formação multidisciplinar, reúne o conhecimento e a experiência necessários para contribuir com a profissionalização e o crescimento do mercado de bares e restaurantes.

Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo ou entre em contato conosco pelos telefones: (11) 99611-7351 / 97493-7704

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

Foto: divulgação

Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

Seja informado sobre as novidades da Pratoh