A aventura de ter seu próprio negócio

Por: Fabiana Poças Leitão

Você teve uma ideia incrível, juntou dinheiro e decidiu abrir seu próprio negócio. Agora é só trabalhar e esperar os lucros, certo? Olha, não é bem por aí. O sonho de muitos que cansaram de trabalhar e receber ordens é ter independência profissional e ser seu próprio chefe. Mas ser um empreendedor é mais desafiador do que parece.

Estamos vivendo tempos de competição acirrada no mercado, em que não basta apenas abrir uma empresa: planejamento, estratégia, análise de mercado, tudo deve ser levado em consideração, e quanto mais informações você tiver, mais preparado você estará.

Um problema comum é abrir um negócio sem conhecer o ramo. A área de Alimentos & Bebidas não é nova, mas o conceito por trás dela mudou muito ao longo dos anos. Antigamente era muito mais fácil ter lucro. Hoje em dia, essa ideia já está totalmente ultrapassada.

De acordo com estimativas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel – SP), de cada 100 estabelecimentos, 35 fecham as portas em menos de um ano. Informações como essa, criam muitas perguntas. As respostas não são simples, mas há alguns passos que podem facilitar na hora de se jogar em um dos maiores investimentos da sua vida.

O primeiro passo é contratar uma consultoria especializada na área. Para A&B, a Pra.toh é um exemplo de assessoria e treinamento para bares e restaurantes. Lá, você vai encontrar todo o suporte necessário para fazer sua ideia se tornar mercadologicamente viável e sua equipe preparada para a abertura da casa.

Muitas vezes, tal passo pode ser considerado supérfluo na hora de abrir um negócio. Mas você pode ter certeza que não é. As maiores histórias de sucesso na área possuem uma forte base administrativa, seguida de uma equipe operacional experiente. Além disso, ter alguém te guiando pelo caminho, o torna muito mais fácil e sem tantas bifurcações.

Uma consultoria vai te ajudar a se organizar no espaço e tempo, realizando um plano de negócios com um cronograma de ações detalhado, estudo de mercado, de ponto, de público-alvo, elaboração de conceito, e o que mais for tido como necessário para a sua empresa. Todo esse estudo oferece uma chance real de seu negócio dar certo e se estabilizar no mercado de vez.

E não se esqueça de se dedicar totalmente durante todo o processo!

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Foto: divulgação

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