A hora da abertura - inauguração

Abrir as portas de um novo negócio é um grande momento com várias etapas e estratégias imprescindíveis para o sucesso dos empresários.

Quais são os passos para a abertura de uma casa?

O que eu, como empreendedor, devo fazer primeiro?

É melhor alugar ou comprar o espaço?

Vou precisar de reforma?

Que tipo de reforma?

Como abrir um restaurante?

Como montar um bar?

De quais equipamentos vou precisar?

Cronograma de pré-abertura

Trabalhamos com um cronograma de pré-abertura que permite localizar o cliente no espaço e no tempo. Ajudamos a entender, por exemplo, a importância de ter o cardápio previamente pronto antes de ir em busca dos equipamentos, ou de realizar um estudo de mercado antes de buscar o ponto comercial. Auxiliamos ainda na ordem das contratações de fornecedores e profissionais contratados em regime CLT. Além de fornecer o cronograma, monitoramos e orientamos o cliente em todas essas atividades.

Cronograma de abertura e soft opening

Uma vez que todos os passos de pré-abertura foram seguidos, chega a hora da abertura da casa. Nessa hora, as perguntas que devem ser feitas são:

Devo abrir direto ao público?

Como será o serviço de salão?

O sistema operacional está funcionando corretamente?

Como o cliente irá transitar pelo meu espaço?

Abro todos os dias ou começo de modo ponderado?

Inauguro com o cardápio todo ou só metade?

Antes de iniciar um processo de soft opening, é necessário treinar toda a equipe do estabelecimento. A fase de soft opening é de extrema importância para o estabelecimento, pois é nesse momento que os erros podem acontecer. Esse é o momento em que podemos atuar na correção dos erros e fazer alguns ajustes na operação.

O processo de abertura ao público depende de algumas particularidades do negócio. Quando se trata de uma primeira unidade, aconselhamos um soft opening mais longo, com atividades específicas. Quando a casa já está abrindo a segunda, ou terceira unidade, a recomendação muda. Nesse caso, sugerimos que uma equipe de implantação seja treinada em uma unidade que já esteja em funcionamento.