Por: Fabiana Poças Leitão
Uma das melhores maneiras de conquistar um cliente é por meio da oferta de um serviço de qualidade. É preciso criar uma experiência marcante capaz de transformar um cliente eventual em um cliente habitual, e um cliente habitual em um cliente fiel.
Separamos uma série de ideias que podem ajudar a fidelizar seus clientes:
- Faça seus clientes se sentirem como parte de um clube. Eles precisam sentir que fazem parte do negócio para poder divulgá-lo. Aprofunde seu relacionamento com eles, tratando-os como amigos. Todas as pessoas gostam de se sentir especiais.
- Veja cada problema como se fosse seu. Ouça suas ideias e sugestões fazendo com que se sintam parte do seu processo de melhoria.
- Mantenha sua equipe motivada. Verifique se as pessoas certas estão nas funções certas. Se perceber algum funcionário que não é muito bom no trato com pessoas, considere realocá-lo para outras atividades dentro do seu negócio. A motivação de sua equipe será percebida pelo cliente e refletirá em seu sucesso futuro.
- Pedir o feedback do cliente é uma boa forma de identificar pontos positivos e negativos. Você vai se surpreender com os resultados. Muitas vezes você imagina que um determinado prato ou sobremesa seja seu carro chefe e, de repente, descobre que o principal responsável em atrair seu cliente seja, por exemplo, o cafezinho no final da refeição. Pergunte também sobre a música (se tiver alguma) ou até mesmo sobre a cor das paredes. Esses pequenos detalhes somam-se à experiência geral.
- Recompense seu cliente pela fidelidade. Enviar e-mails de agradecimento é algo tão simples e que pode trazer um ótimo retorno. As pessoas gostam de sentir exclusivas, trate seus clientes como tal.
- Lembre-se que seus clientes lhe darão os indícios de que algo está errado. Tente não ignorá-los. Aprenda a pensar como seus clientes e entenderá melhor as melhorias que eles gostariam que acontecessem.
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Foto: divulgação