Manual de Sobrevivência para Bares e Restaurantes

No momento atual, é importante manter-se atento às medidas profissionais de gestão para, dessa forma, perpetuar e prosperar seu negócio. A saúde do estabelecimento está diretamente ligada à capacidade de reagir com criatividade e dedicação.

Pensando nisso, elaboramos este material com o objetivo de ajudar os donos com nossa assessoria a bares e restaurantes, trazendo um resumo geral com informações importantes sobre as medidas a serem tomadas na atual crise. Vamos lá:

  1. Planejamento tático financeiro

Elaborar orçamento a curto prazo. O planejamento deve conter a projeção de faturamento e de despesas. Dessa forma, contribuirá para o efetivo controle das despesas e a previsão de lucratividade de sua empresa.

  1. Controle de CMV (Custo da Mercadoria Vendida) e compra de insumos

Ajustar para os índices médios de padrão de mercado. Algumas medidas:

  • Reduzir o desperdício na produção dos pratos.
  • Ajustar o setup de produção; adequar a demanda diária do restaurante.
  • Revisar as receitas/fichas técnicas; procurar padrões que permitam reduzir o desperdício na produção.
  • Negociar ou substituir fornecedores de insumos; fazer contrato de fornecimento.
  • Implantar política de compras de insumos e recebimento de materiais.
  • Implantar inventários semanais ou bissemanais para orientar a compra insumos.
  1. Gastos com Pessoal

    (salários, encargos e benefícios)

Adequar este grupo de despesas aos índices médios de mercado. Algumas medidas:

  • Ajustar a estrutura de pessoal para o tamanho da operação.
  • Estruturar ou estabelecer faixas salariais e remunerar os colaboradores de acordo com a média de mercado.
  • Eliminar pagamento de horas extras.
  • Avaliar a possibilidade de, no salão, operar com “horário estendido” na escala de funcionários.
  • Revisar benefícios como vale-transporte e plano médico; renegociar valores e fornecedores.
  • Reter colaboradores, pois processo de demissão é caro. Algumas políticas que funcionam são: treinamento, refeição no estabelecimento em horários que não são obrigatórios, premiações ou mesmo a proximidade dos funcionários, não os tratando como números e, sim, como peças fundamentais para o sucesso do negócio.
  • Propor treinamentos; focar em benefícios de curto prazo para o restaurante.
  • Estabelecer programas de meritocracia para reconhecer ganhos de produtividade.
  • Evitar contenciosos trabalhistas com a regularização dos colaboradores.
  1. Negociar contratos de aluguel – redução/desconto

O aluguel deve representar os índices padrões de mercado. Se o imóvel for localizado em shopping center, este índice poderá representar um pouco mais.

  1. Atenção aos impostos

Conferir e estar atento aos impostos diretos, indiretos e simples junto ao escritório de contabilidade.

  1. Taxa cartão de crédito

    Negociar com as operadoras redução da taxa. Uma opção é concentrar o uso em uma ou duas operadoras.

  1. Despesas gerais

A partir das metas estipuladas no planejamento de curto prazo, é necessário exercer um controle minucioso de suas despesas.

Algumas dicas úteis da nossa assessoria para bares e restaurantes:

  • Implantar checklists para abertura, operação e fechamento do restaurante.
  • Estabelecer horários para acionar iluminação e ar-condicionado.
  • Orientar colaboradores da cozinha sobre a utilização eficiente de gás e água. Muitas vezes, alguns equipamentos, como a fritadeira, ficam ligados desnecessariamente.
  • Manter programa de manutenção preventiva de máquinas e equipamentos para garantir sua eficiência e minimizar quebras.
  • Manter uso restrito de telefone e internet.
  • Estabelecer políticas e programas para reposição e controle dos utensílios; minimizar quebras em geral.
  1. Planejamento adequado de fluxo de caixa

Um planejamento eficaz ajuda a não recorrer a empréstimos bancários e pagamentos de juros e multas por atraso de pagamento.

  1. Avaliar e investir em operações diferentes, como o delivery e o take out

Esses serviços podem ampliar as frentes de venda. O delivery é uma das operações com menor custo.

  1. Simplificar o serviço

Trocar a toalha de mesa por jogos americanos e optar pelo autosserviço sempre que possível.

  1. Enxugar o cardápio e criar itens sazonais.

Favorece a fidelização de clientes quando se coloca, por exemplo, dias específicos para produções. Um prato diferente a cada semana.

  1. Criar novidades para os clientes explorando as mídias digitais como Facebook

    , Instagram e Websites

Essas novidades tecnológicas podem ser relacionadas a cartas de cervejas, vinhos, mudanças de ambiente.

  1. Avaliar a possibilidade de fazer eventos corporativos e sociais com menu fechado

Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo ou entre em contato conosco pelos telefones: (11) 99611-7351 / 97493-7704

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