No momento atual, é importante manter-se atento às medidas profissionais de gestão para, dessa forma, perpetuar e prosperar seu negócio. A saúde do estabelecimento está diretamente ligada à capacidade de reagir com criatividade e dedicação.
Pensando nisso, elaboramos este material com o objetivo de ajudar os donos com nossa assessoria a bares e restaurantes, trazendo um resumo geral com informações importantes sobre as medidas a serem tomadas na atual crise. Vamos lá:
Planejamento tático financeiro
Elaborar orçamento a curto prazo. O planejamento deve conter a projeção de faturamento e de despesas. Dessa forma, contribuirá para o efetivo controle das despesas e a previsão de lucratividade de sua empresa.
Controle de CMV (Custo da Mercadoria Vendida) e compra de insumos
Ajustar para os índices médios de padrão de mercado. Algumas medidas:
- Reduzir o desperdício na produção dos pratos.
- Ajustar o setup de produção; adequar a demanda diária do restaurante.
- Revisar as receitas/fichas técnicas; procurar padrões que permitam reduzir o desperdício na produção.
- Negociar ou substituir fornecedores de insumos; fazer contrato de fornecimento.
- Implantar política de compras de insumos e recebimento de materiais.
- Implantar inventários semanais ou bissemanais para orientar a compra insumos.
Gastos com Pessoal
(salários, encargos e benefícios)
Adequar este grupo de despesas aos índices médios de mercado. Algumas medidas:
- Ajustar a estrutura de pessoal para o tamanho da operação.
- Estruturar ou estabelecer faixas salariais e remunerar os colaboradores de acordo com a média de mercado.
- Eliminar pagamento de horas extras.
- Avaliar a possibilidade de, no salão, operar com “horário estendido” na escala de funcionários.
- Revisar benefícios como vale-transporte e plano médico; renegociar valores e fornecedores.
- Reter colaboradores, pois processo de demissão é caro. Algumas políticas que funcionam são: treinamento, refeição no estabelecimento em horários que não são obrigatórios, premiações ou mesmo a proximidade dos funcionários, não os tratando como números e, sim, como peças fundamentais para o sucesso do negócio.
- Propor treinamentos; focar em benefícios de curto prazo para o restaurante.
- Estabelecer programas de meritocracia para reconhecer ganhos de produtividade.
- Evitar contenciosos trabalhistas com a regularização dos colaboradores.
Negociar contratos de aluguel – redução/desconto
O aluguel deve representar os índices padrões de mercado. Se o imóvel for localizado em shopping center, este índice poderá representar um pouco mais.
Atenção aos impostos
Conferir e estar atento aos impostos diretos, indiretos e simples junto ao escritório de contabilidade.
Taxa cartão de crédito
Negociar com as operadoras redução da taxa. Uma opção é concentrar o uso em uma ou duas operadoras.
Despesas gerais
A partir das metas estipuladas no planejamento de curto prazo, é necessário exercer um controle minucioso de suas despesas.
Algumas dicas úteis da nossa assessoria para bares e restaurantes:
- Implantar checklists para abertura, operação e fechamento do restaurante.
- Estabelecer horários para acionar iluminação e ar-condicionado.
- Orientar colaboradores da cozinha sobre a utilização eficiente de gás e água. Muitas vezes, alguns equipamentos, como a fritadeira, ficam ligados desnecessariamente.
- Manter programa de manutenção preventiva de máquinas e equipamentos para garantir sua eficiência e minimizar quebras.
- Manter uso restrito de telefone e internet.
- Estabelecer políticas e programas para reposição e controle dos utensílios; minimizar quebras em geral.
Planejamento adequado de fluxo de caixa
Um planejamento eficaz ajuda a não recorrer a empréstimos bancários e pagamentos de juros e multas por atraso de pagamento.
Avaliar e investir em operações diferentes, como o delivery e o take out
Esses serviços podem ampliar as frentes de venda. O delivery é uma das operações com menor custo.
Simplificar o serviço
Trocar a toalha de mesa por jogos americanos e optar pelo autosserviço sempre que possível.
Enxugar o cardápio e criar itens sazonais.
Favorece a fidelização de clientes quando se coloca, por exemplo, dias específicos para produções. Um prato diferente a cada semana.
Criar novidades para os clientes explorando as mídias digitais como Facebook
, Instagram e Websites
Essas novidades tecnológicas podem ser relacionadas a cartas de cervejas, vinhos, mudanças de ambiente.
Avaliar a possibilidade de fazer eventos corporativos e sociais com menu fechado
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